A Responsabilidade Social Corporativa deve ser aplicada ou não no planejamento empresarial
Postado por: José Luiz CastilhoNa Mídia / Empreendedorismo

A Responsabilidade Social Corporativa deve ser aplicada ou não no planejamento empresarial

Oportunidades de negócios.

Projetos de responsabilidade social surgiram há aproximadamente 20 anos, através de ações filantrópicas realizadas por empresas. Hoje, são direcionados para os negócios, buscando atender aos interesses de todos aqueles que se relacionam com a organização.


Buscar constantemente melhorar seus processos, seus produtos, e adequá-los à realidade ambiental, ser ético e transparente para garantir que a empresa continue a exercer seu papel no futuro, e trabalhar para garantir a sustentabilidade do negócio - e ao mesmo tempo do ambiente e da sociedade - são alguns dos objetivos de projetos sociais corporativos.


Dentre os benefícios obtidos pelas empresas estão o diferencial competitivo, tornando os consumidores mais fieis à marca - o que é o desejo de toda organização. "Projetos de responsabilidade social corporativa podem proporcionar credibilidade perante os próprios colaboradores, o que facilita a atração e retenção de talentos e respeito da própria comunidade, desde que as ações sejam bem divulgadas, com profissionalismo e sem exageros ou artificialidade", afirma José Luiz Castilho, consultor e sócio diretor da Resulta Consultoria Empresarial de São Paulo (SP).


De acordo com a diretora do comitê de governança e de sustentabilidade da Amplo e da Actis Comunicação e Atitude (PR), Aparecida de Fátima Nogarolli, no geral, as empresas estão sendo chamadas a aderirem, em seu planejamento, a projetos como esses - identificando produtos que sejam conectados à vida e ao cotidiano das pessoas. "O grande desafio das empresas é trazer essa visão para o centro dos negócios, ou seja, atuar de maneira estratégica e com transparência na gestão, com a coragem de trilhar caminhos novos em alternativas que tenham cada vez menos impacto no ambiental, no humano e no social", afirma. Para a diretora, a transparência por parte da gestão aliada ao pensamento estratégico dos projetos são fatores fundamentais para que os resultados sejam efetivos e sucessivos.


Castilho também destaca sobre a importância das organizações ponderarem sobre seu papel social, suas responsabilidades e tratarem o tema de forma madura e transparente, fazendo com que os projetos sejam uma oportunidade de negócio para a organização. "E cada empresa pode dimensionar tais investimentos à sua capacidade e tamanho. Um bom programa de coleta seletiva de lixo ou de reutilização de água, por exemplo, não sai tão caro assim, e se cada empresa fizer algo, ainda que pequeno, a união desses esforços produzirá um enorme bem ao planeta e à comunidade", destaca o consultor.


• Responsabilidade social e planejamento estratégico: um dos questionamentos das empresas é o de incluir projetos com esse conceito em seu Planejamento estratégico. Segundo Aparecida, as organizações precisam reconhecer a sua responsabilidade perante a sociedade, porém, devem ter certeza de que estão decididas em atuar de uma forma mais responsável. "Uma empresa atenta à interação com a sociedade sabe que não pode trazer um plano de comunicação e marketing irresponsável", afirma. "Parar uma iniciativa dessas na metade do caminho, pode, além de desperdiçar dinheiro pela perda do propósito, 'manchar' a imagem da empresa, se o consumidor perceber que sua atitude não é consistente com seu discurso", destaca Castilho.


É por isso que a organização deve, antes de tudo, verificar se a organização possui essa via de responsabilidade instalada. "Caso não haja, não se deve fazer esse caminho", destaca a diretora. Nesse caso, de acordo com Aparecida, a empresa pode correr o risco de ser percebida como green washing, ou seja, passar uma imagem ecologicamente responsável que não condiz com a realidade.


Na visão de Castilho, empresas que não praticarem a cidadania corporativa podem ter impactos negativos em suas vendas a médio e longo prazos. E só esse fato já justifica, pelo menos, a discussão e ponderação do tema nas empresas.



Um abraço para todos.

José Luiz Castilho - Diretor Presidente da Resulta Consultoria Empresarial.

Fonte: Universeg "Responsabilidade Social Corporativa: aplicar ou não no planejamento?". https://bit.ly/2JMzjKf